sábado, 18 de abril de 2015

手長足長 Tenaga-Ashinaga: O Mito dos Gigantes Japoneses


Em várias partes do Japão, são contadas lendas sobre as tribos dos gigantes de braços longos e pernas longas (Tenaga-Ashinaga-Zoku), que acreditavam existir na antiguidade, nas províncias de Akita, Yamagata, Fukuoka e Nagano. Na região de Kyushu, tais gigantes são considerados youkais, ou seja, monstros. 

Além disso, existe a lenda do elemento da vida eterna, cujo dententor de tal conhecimento, seria precisamente um ermitão gigante. Além de figurar em relatos antigos, desenhos, pinturas, crônicas e na cultura oral, a figura de tais gigantes também é representada em carros alegóricos no festival de Takayama, na província de Gifu e possuem até mesmo estátuas em sua homenagem.

Nas redondezas dos países de Kobayashi Asahina - Diagrama de Utagawa Kuniyoshi (1830-1844) 


Tenaga-Ashinaga são os lendários membros de duas estranhas tribos, no qual, os integrantes de uma teriam os braços muito longos e da outra, as pernas muito longas. São muitas vezes mencionados nas cosmologias chinesas e enciclopédias como Shanhai Jing e o Sankai Tuhui.

Eles foram originalmente designados por nomes chineses como Changbimin (Pessoas de cotovelos longos) e Changgumn (Pessoas com longas coxas), mas seus nomes foram simplificados no Japão para Tenaga e Ashinaga, ou seja, braços longos e pernas longas respectivamente.

Figuras humanas em Asakusa Okuyama - Pintura de Utagawa Kuniyoshi (1855)


Detalhe.


Um relato chinês, menciona que os membros das duas tribos trabalhavam em equipe para capturar peixes, com as pessoas de braços longos montados nos ombros das pessoas de pernas longas, uma ideia que aparentemente inspirou uma série de pintores japoneses.

No período Heian ( 794 a 1185) tal imagem foi exibida no palácio imperial em Kyoto, no salão Seiryouden. Mostrando um dupla de pernas compridas, capturando peixes em uma praia agitada, a obra foi pintada em uma porta de correr chamada de Araumi no Shoji (Porta shoji do mar agitado). Como acreditavam que as figuras representavam uma espécie de ser imortal, esperavam que a sua presença encorajaria a longevidade do imperador.

Grupo étnicos desconhecidos - Katsushika Hokusai (1814) 


Tenaga-Ashinaga é também o nome de um gigante lendário que figura no folclore japonês. Essa lenda conta que nas províncias de Akita e Yamagata, o lar do gigante se encontrava no Monte Choukai e acreditavam que a criatura descia até as aldeias para cometer maldades e atacar barcos na costa.

Um espírito-corvo de três pernas enviado por Omono Imu no kami a divindade da montanha, era então responsável por alertar a presença do gigante Tenaga-Ashinaga. O espírito-corvo, piava "Uya" quando ele aparecia e "Muya" quando ele ia embora.

Existem três divisas na base dessa montanha, chamada de Uyamuya no Seki, que teve seu nome retirado dessa lenda. Na província de Fukushima, um outro Tenaga-Ashinaga viveria no Monte Bandai e na província de Nagano, o Tenaga-Ashinaga é adorado como um servo da divindade principal do antigo santuário de Suwa Taisha.

Tratamento com Moxa nos país dos bárbaros - Katsushika Hokusai (1814) 


Banquete musical de caqui - Kawanabe Kyosai (1863-1866) 


ShibaIzumi a lagoa de saquê - Um gigante de braços longos e um macaco de braços longos, segurando um caranguejo de braços longos - Kawanabe Kyosai (1864) 


Braços longos-pernas longas - Kawanabe Kyosai (1871) 


Na cidade Takayama, província de Gifu, se encontram as estátua dos gigantes Tenaga:



Fonte - www.curionautas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário