sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ghouls


Um dos animes mais assistido e comentado (além de amado e/ou odiado) desta temporada é Tokyo Ghoul. Independente da versão animada ser light em relação ao mangá e tenha se perdido muito com a censura que excluiu todo o sangue e carnificina que esperavam estar presentes no anime, uma curiosidade que surgiu em relação à história foi quando me perguntaram o que era um ghoul e eu não soube responder com muita clareza.

Monstro? Youkai? Mutação? Raça? – O que é um Ghoul?


Um ghoul (inglês) – da palavra árabe ghul que significa demônio - é um demônio necrófago que segundo o folclore árabe habita lugares inóspitos ou desabitados e frequenta cemitérios. A grosso modo, um ghoul é um carniçal (sem nenhuma relação com vampiros), uma criatura que profana tumbas e se alimenta de cadáveres humanos, mas que também sequestra ou engana crianças e adultos a fim de devora-los.
Embora os ghouls tenham chegado a literatura oriental japonesa foi no mundo árabe islâmico onde apareceram as primeiras lendas, segundo elas, esses seres pertenciam a uma raça rebelde de espíritos malignos. Habitavam principalmente os desertos, mas também se escondiam em cavernas, vagavam por bosques e procuravam lugares onde haviam mortes recentes de humanos. Os ghouls com sua conduta canibal e gosto por saquear tumbas, foram temidos por todo o norte da África, Oriente Médio e Índia. Além disso, apesar de consumir com prazer qualquer tipo de cadáver que encontrassem em seu caminho, boa parte dessas criaturas se satisfaziam apenas quando elas mesmas matavam alguém.


Um ponto interessante é que não se pode descrever com precisão estes necrófagos. Algumas histórias dizem que assume a forma de uma hiena ou qualquer outro animal do deserto, outros dizem que é uma criatura com pêlos abundantes e rebeldes que lhe cobre os olhos. Dizem que seu aspecto não importa, pois essas criaturas são capazes de se transformar constantemente para atrair a atenção dos humanos. As vezes adotam a forma de um viajante solitário que afirma conhecer um atalho e assim levam viajantes inexperientes ou desavisados para o deserto, onde podem matar suas vítimas sem dificuldade e devorá-las em seguida. Mas o truque preferido desse demônio é se transformar em uma mulher bonita para atrair homens à morte.
Curiosamente a palavra ghoul também serve para se referir de modo pejorativo a uma pessoa que se deleita com coisas macabras ou cuja profissão está ligada a morte, como o coveiro. Em árabe coloquial esse termo as vezes é usado para descrever uma pessoa exageradamente ambiciosa ou gulosa. Algumas traduções trazem a palavra ghoul para o português como “vampiro”, mas as semelhanças param por ai, como citado no começo do texto, usei o termo carniçal para defini-los melhor quanto criatura, mas esse conceito também é desvinculado do vampiro, uma vez que os carniçais ligados a estes seres são humanos que ao tomar sangue de vampiro se tornam seus servos e adquirem habilidades especiais.

Os ghouls de Tokyo Ghoul


No anime/mangá Tokyo Ghoul, os ghouls (em japonês pronunciado no singular como “guru”) são criaturas que possuem aparência humana, mas que se alimentam de carne humana, seja ela proveniente de um cadáver ou de alguém que  assassinaram (de preferência esse último), algumas vezes se alimentam dos próprios ghouls. Apesar da semelhança entre os humanos, os ghouls possuem características particulares: sua pele é resistente contra metais afiados, possuem ofato aguçado e um órgão extra chamado kakohou – sua função é armazenar as células RC (células sanguíneas existentes apenas na história) encontrada nos humanos e sua posição anatômica vária de acordo com o tipo de kagune que o ghoul possuir. A kagune, além do fato dessas criaturas serem devoradoras de carne humana, é o que as fazem tão temíveis e perigosas. A kagune (garra ou membro de constituição celular) é a principal arma e poder de um ghoul, sendo mais forte que um “dente” e descrita como um “músculo líquido” que se movimenta de acordo com sua vontade tanto para defesa quanto para ataque. O tipo de kagune depende do tipo de RC de cada ghoul, havendo quatro tipos diferentes: Ukaku (asas brilhante), Koukaku (armadura brilhante), Rinkaku (escama brilhante) e Bikaku (cauda bilhante) podendo o ghoul apresentar mais de um, embora isso nem sempre aconteça.

Fonte - yootaku.com

88 comentários:

  1. Que legal! Ghouls são tão interessantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria ter o kagune igual do kaneki

      Excluir
    2. (nossa geral falando q 'queria q existissem ghouls igual ao anime' aff ¬¬ ) mas man a 'reportagem' ficou mto boa, parabéns (bando de posers 'queria ser ghoul gual ao kaneki' 'queria ser a touka oi a rize' mds... man pensa um pouquinho, n leu a 'reportagem'? man n confunda animes c vida real)

      Excluir
    3. Mano nem discutir com esse caras kkk passam tanto tempo na tela de um computador que chega a afetar o cérebro kkk eles precisam de tratamento, anime top só que não é pra mistura as coisas

      Excluir
    4. eu queria ser ghoul tabem ter a rinkaku que e a kagune do kaneki

      Excluir
    5. E so uma coise ele esqueceu da uma ,a kakuja que é fruto do canibalismo entre ghouls (qhem viu 2 temp de tokio ghoul e se lembra daquele kagune estranho de centopeia do kaneki sabe o que é(ou nao))

      Excluir
    6. Isso é tudo uma farsa Ghouls não tem culpa de matar matamos para sobreviver

      Excluir
    7. Mano os seres humanos são ghouls de uma forma diferente

      Excluir
  2. Verdade seria legal se existi-se ghouls ingual o Anime Tokyo Goul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, seria bem legal andar por ai a noite correndo risco de ser devorado por um dessas coisas kkkkkkkkkk #sqn

      Excluir
    2. Eu ja vi o tokyo ghoul todinho ele fala que se a pessoa ficar brincando com isso ela ou se mata ou eles....

      Excluir
    3. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK azideia das pessoa "queria que existi-se ghouls" tá né

      Excluir
    4. Eu sou um ghoulé mt legal veyy pra vc ser um ghoul vc tem qe pesquisa no YouTube aí vc escreve seja um ghoul biokinesis aí vai aparece aí vc escolhe pq vc pode ser um ghoul por completo ou não pq eu sou um ghoul por completo��

      Excluir
  3. Queria que existisse ghouls que nem no anime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow tbm queria q nos fossemos massacrados diariamente por ghouls, séria tão legal né, vcs tem problema

      Excluir
    2. Claro né sair a noite com risco de um bicho pular na tua frente e comer teu c# seria da hora

      Excluir
    3. Seria tãaao mais emocionante..
      Correr o risco..

      Excluir
  4. Respostas
    1. Para aqueles que não sabe existe um pequeno ritual/feitiço na deepweb que pode transformar qualquer um em um "ghoul",mas não é totalmente igual ao ghoul do anime ele :a diferença é que não tem kagune igual aos do anime mas tem uma coisa igual que é uma força imensa em qualquer lugar do corpo ,mas ouvi relatos de pessoas que tiveram kagunes só que não era uma coisa muito bonita mais eram mortais

      Excluir
    2. Legal!!!!!!! To dizendo isso por que adoro Tokyo ghoul!!!!

      Excluir
    3. Queria ser um ghoul seria legal ter kagune e usar máscaras para sair caçando a noite que pena.
      Podia existi que queria da like

      Excluir
    4. Bom se tornar já n sei, sair matando a espécie q vc já pertenceu comer a carne deles, acho q isso ia mexer muito com sua sanidade, talvez vc até ira querer suicidar-se... Quanto a isso é questionável

      Excluir
    5. Ela não existe nada psicopata nois nos tornamos

      Excluir
  5. Deixando de lado os comentários malucos e irracionais dessas pessoas, achei a matéria muito boa

    ResponderExcluir
  6. ai dá para ver como a raça humana é primitiva com os vossos comentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né, e esse cara que quér caçar a "noite" o cata tá viajando no deserto do saára

      Excluir
  7. Queria ser um Ghoul *u* ia ser legal Queria que pelo menos exestise Ghoul igual no anime tipo sair pela noite correndo risco de vida meu sonho e morrer pelo Kaneki *u*

    ResponderExcluir
  8. Ser humano é ótimo e ser ghoul também mas é preciso ter responsabilidades, se eu fosse um ghoul eu gostaria de ser o Kaneki. A matéria dessa página foi bem legal, eu queria que os ghouls existicem

    ResponderExcluir
  9. Ser humano é ótimo e ser ghoul também mas é preciso ter responsabilidades, se eu fosse um ghoul eu gostaria de ser o Kaneki. A matéria dessa página foi bem legal, eu queria que os ghouls existicem

    ResponderExcluir
  10. sim essa materia foi legal mas eu queria ser um grouls igual ao kaneki uuuu
    o kaneki nao e bem igual ao outros grouls

    ResponderExcluir
  11. Ser um ghoul é o sonho de muitos aqui, eu mesmo queria ser um, que tal nós, forjamos uma aliança, vamos pesquisar mais sobre esses bichinhos, caso estejam interessados > 84 9 8858 4332 (Zap)

    ResponderExcluir
  12. Porque raios as pessoas querem ser Ghouls? Pessoinhas, Ghouls são criaturas sanguinárias! São zumbis e canibais! Eles vivem para se alimentar, não troquem os Ghouls de animes com os da vida real.
    Ah, e se Ghouls existissem eles fariam uma emboscada para TE MATAR e TE COMER. :)
    Pensem antes de comentar, pls.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos um salva, bando de malucos. Se existissem esses ghouls o mundo seria um caos.

      Excluir
  13. bem pemsado black mas cono o anime te como sobreviver mas seria de autamemde risco como kaneki correl quamdo foi emcomtra aquela garota
    porem kaneki so sobrevivel por calsa da quele tramplamte de ogaosm
    mas sim seria posivel sobreviver
    ps
    pem sem bem amtes de querer ser quen não é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N amigo kaneki sobreviveu por protagonismo desde de quando um ghoul q foi morto esmagado por vigas ainda teria órgãos sem serem danificados

      Excluir
  14. ola a todos quem quiser pode vim na minha casa na rua c é meio vasio
    se aguem gritase niguem ia ouvir rua c em suzano
    espero que aguem venha
    ps meu nome é kaneki

    ResponderExcluir
  15. Seria legal ser um ghul de verdade comer humanos não é tão ruim é até bom ter ser super forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, ser um Ghoul não envolve só comer carne, não confunda Ghouls dos animes com os originais, já que os animes alteraram as lendas. Os Ghouls não tem sentimento, eles são demônios e comem para sobreviver.

      Excluir
  16. Vey cada um tem sua opinião e o ponto de vista concordo q esse bicho são Ghoul carnisais, mais seria foda msm ser um Ghoul e pá, bom isso são boatos vai saber como eles são vc nunca viu um para saber d td ;-;

    ResponderExcluir
  17. Materia otima, comentarios irracionais kakakaka

    ResponderExcluir
  18. Se ghoul existisse vc não acha q eu ia ter 3000 armas diferentes em casa.
    Kkk comentários irracionais
    Materia boa

    ResponderExcluir
  19. agora fiquei com medo #kaneki e demais

    mas nao queria que eles existissem como os outros comentarios eu nao sou doido como eles de morrer

    ResponderExcluir
  20. se eu fosse um ghoul devoraria o máximo de garotas possível

    ResponderExcluir
  21. Ghoul são demônios, assim como Deus existe demônios também...se vx que ser um...devia pensar primeiro em oq fazer se visse um na sua frente...

    ResponderExcluir
  22. VEI eu queria ser um Ghoul queria ser a Touka ou a Rize elas são bem legais eu sim acredito que existem demônios como deus existe!!
    Mais pelo outro lado eles não são exatamente como agente ver em animes e sim um monstro imenso que Abita um habitat diferente eu já venho acompanhando essas coisas e venho descobrindo que sim podem existir ghouls em qualquer lugar...
    Tipo você ver uma velha andando Com uma coisa pesada e quer ajudar isso ali pode ser um ghoul ela e uma velha do demônio as pessoas que acreditam em todos os tipos de coisas sobrenaturais e em deus em demônios essas coisas! Podem também acreditar nisso eles sempre nos observam!
    Eu já fui atraída por pessoas mortas e bem esquisito e como vc lembrasse da comida dos seus pais vc fica tipo louco...!!...

    ResponderExcluir
  23. Cara eu não conheço o anime,porem vi cenas dele no YouTube e fiquei curioso em saber sobre ele e o q seria um Ghoul então encontrei essa página,o q foi de grande ajuda e me fez entender sobre o anime e q é um Ghoul.obrigado por te tirado minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  24. Eu só queria ter o olho que nem o do keneki

    ResponderExcluir
  25. o melhor termo para definir - seria o de carniceiro,seu arquétipo é bem diferente do vampiro das lendas ocidentais,talvez o mais próximo do Ghoul seria o Styrix grego um morto-vivo que come as entranhas de mortos recem enterrados ou de mortos em campos de batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a reportagem, ainda bem que não existem ghoulsim, imagina se existirem? Eu ia andar armado até os dentes, igual o Suzuia, o mais top do anime.

      Excluir
  26. Vai tudo toma no cu seus filhos da puta

    ResponderExcluir
  27. Graças deus nao existe com tanta morte iria almentar ainda as mortes

    ResponderExcluir
  28. Ahh, que legal! Faz tempo que você postou, mas só vi agora.. '^^
    Muito bom!
    E, para quem acha que seria bom se Ghouls existissem, repensem direito. Querem morrer, é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São apenas crianças querendo ser Ghouls... Mas quando verem a faxina que fizeram, vão se arrepender.

      Excluir
  29. si o mundo fosse cheio de Ghouls o q vc faria ? eu iria si matar pq como vai sobreviver a isso mais pensando bem seria incrivel ser um ghoul mais tem que ter muita responsabilidade...

    ResponderExcluir
  30. Mano oque vcs tenque fazer e para de se intrometer na vida deles pode ser ate a opinião de vcs mas mano respeita eles se eles querem ser ghouls deixa vcs tenque e para de julgar e olha pra vida de vcs e dixa a dos outros em paz

    ResponderExcluir
  31. pensem bem ghouls são fortes tem kagunes tem olhos vermelhos e comem humanos e alem de humanos podem comer outros ghouls tambem.olha oque ia acontecer se existise ghouls eles iam se espalhar e a raça humana ia ser extinta pensem

    ResponderExcluir
  32. ms como ia ser extinta a raça humana?eles ia aumentar a populaçao de ghouls ia ficar maior do que a dos humanos porque iam aumentar as mortes de pessoas e os ghouls iam matar todos os humanos ai os humanos estariam em extinção

    ResponderExcluir
  33. se eu fosse u ghoul eu queria nascer depois que a raça humana fosse extinta ai pelo menos os humanos n iam me caçar o minha vida inteira

    ResponderExcluir
  34. entendam
    mas eu amo o anime mas eu tbm penso na minha vida e na vida de nos humanos.olha que so tenho onze anos

    ResponderExcluir
  35. Já pensou ser um Ghoul deve se a mesma coisa que se um lobisomem.

    ResponderExcluir
  36. Muito boa a redação, como também é a lenda... Vou usá-la para fazer minha redação do folclore :V

    ResponderExcluir
  37. Namoral Eu queria muito que existisse Ghouls igual o do Anime mas também eu sei que não seria possível ter Rinkaku etc porque aí já é coisa do Anime etc mas pensando bem uma pessoa que escreveu o comentário tem razão,se as pessoas acreditam em Deus porque não pode existir Demônios que seriam Ghouls e sério eu até acredito que existam em algum lugar sla mas se os Ghouls não forem como no anime eu crio a porra da CCG e vamos exterminar esses putos crlh (Só se eles não forem como o do Anime)gente quem pensa como Eu fala cmg namoral eu tô inspirado nisso agora

    ResponderExcluir
  38. Caraca mano a reportagem tá muito boa mais pensa só.
    Se os ghouls são demônios pode haver algum escondido nesse mundo

    ResponderExcluir
  39. Se VC for pego por um ghoul e só VC dizer.
    Pq eu. Ai a magica acontece. VC vai virar um ghoul como o kaneki

    ResponderExcluir
  40. Mano eu n conssigo comer mais bolo nem maçã n sei o porque (é sério)

    ResponderExcluir
  41. Querem ser ghouls, depois aparece um Arima daí faz oque

    ResponderExcluir
  42. Gente me diga se isso é verdade que existe

    ResponderExcluir
  43. Obrigado por tirar minhas dúvidas.

    ResponderExcluir