sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Licca-chan “A Boneca Fantasma de Três Pernas”


Licca-chan ou Rika-chan (versão japonesa da Barbie),  uma  boneca famosa que inspirou o anime “Super Doll Licca-chan”, muito popular no Japão, tornou-se  protagonista de uma lenda urbana que diz ser amaldiçoada. Segundo a lenda, se jogá-la fora, a boneca voltará buscando uma terrível vingança.

Licca-chan ” Origem da Lenda”:


Famosa desde 1967, a popular boneca Licca-chan (criada por Miyako Maki, esposa de Leiji Matsumoto ‘famoso mangaka, criador de diversas séries de animes e mangás’), fez tanto sucesso, que a fabrica produtora para promover o produto, criou uma linha telefônica para as crianças interagirem com o brinquedo através de uma mensagem gravada.

A partir de então, segundo os boatos, algumas crianças relataram terem ouvido a boneca dizer-lhes coisas horríveis como: “Vamos brincar? Eu vou a sua casa para matá-lo”.

A lenda possivelmente tem origem na crença japonesa na personificação de objetos inanimados (tsukumogami), a partir do qual se desenvolveram várias lendas urbanas sobre brinquedos ou posses descartadas que assombram seus proprietários.

Lendas:

Um dia uma jovem estava limpando seu quarto e entre seus pertences encontrou uma velha e querida boneca, era uma Licca-chan. Mas, por se achar velha para brincar de boneca, resolveu descartá-la.

Tempos depois, a jovem se mudou para uma nova cidade. Um dia ao chegar da escola o telefone começou a tocar. Ao atende-lo, ouviu uma voz sussurrada do outro lado dizer: “Olá, aqui é Licca. Estou na lixeira. Fui abandonada, mas estou voltando para casa.” 

Consternada, a jovem desligou o telefone, pensando terem feito uma brincadeira de mau gosto com ela. Mais tarde o telefone tocou de novo.

Ao atender a ligação, a mesma voz disse-lhe: “Olá, aqui é Licca, estou na Estação de trem. Logo estaremos juntas novamente.”

Ela desligou, começando a achar tudo muito estranho. Depois de um tempo o telefone tocou novamente. Quando ela atendeu, a mesma voz do outro lado sussurrou: “Olá, aqui é Licca, estou descendo sua rua. Você sente minha falta?”

Desesperada a jovem desligou, perguntando-se quando seus pais chegariam em casa. Mas, novamente soou o telefone.

A garota então ouviu a voz dizendo: “Olá, aqui é Licca-chan. Eu estou do lado de fora de sua casa. Abra a porta.”

Sentindo-se apavorada, a garota não parava de dizer a si mesma:  ”Deve ser apenas uma piada…” Então foi até a janela e olhou através das cortinas, não havia ninguém lá fora. A jovem respirou aliviada. 

Mas neste momento o telefone tocou mais uma vez, e, quando ela atendeu, ouviu: “Olá, aqui é Licca-chan e eu estou bem atrás de você!”

Licca-chan “Outras versões da lenda”:


Certa vez, a meia-noite, quando uma jovem entrou em um banheiro no parque, ela encontrou algo no chão. Era uma boneca Licca-chan e ela se perguntou por que a boneca estava em tal lugar … Será que alguém tinha jogado fora? … Sentindo pena da boneca a pegou,  e descobriu que ela tinha nada menos que três pernas. A terceira perna era deformada, roxa e cabeluda, assustadora. Ela ficou tão assustada que deixou-a cair sem querer.

Então, aterrorizantemente, a cabeça da boneca virou lentamente para a jovem e disse-lhe: “Meu nome é Licca, eu estou amaldiçoada. Eu estou amaldiçoada. Eu estou amaldiçoada … “A jovem sentiu muito medo e fugiu rapidamente de lá. Mas, por mais distante que fosse, a voz nunca desaparecia como se estivesse sussurrando em seu ouvido … “Meu nome é Licca, eu estou amaldiçoada. Eu estou amaldiçoada. Eu estou amaldiçoada … A voz levou a jovem a loucura. Alguns dias mais tarde, não suportando mais,  a jovem desesperada rompeu seu tímpano.

Existem outras histórias associadas a boneca. Em uma delas se encontrar uma boneca Rika-chan no chão com uma terceira perna roxa, logo após irá perder uma de suas pernas. Ou, pode crescer-lhe uma perna roxa, não funcional, que acabará por assumir o seu corpo, causando a morte.

Em outro conto sinistro, a boneca de três pernas aparece em seu quarto enquanto dorme a noite. Ela segue até sua cabeceira empunhando uma faca, e espera até ser notada. Quando isso acontece, ela ataca cortando-lhe as pernas.

Segundo contam, a boneca  Licca-chan com três pernas foi realmente produzida por uma falha no processo de fabricação, e distribuídas por um determinado período até perceberem o erro.

“Super Doll Licca-chan” Anime

Inspirada na franquia da boneca Licca-chan, Super Doll Licca-chan é uma série de anime (escrita por Mia Ikumi) exibida na TV Tokyo entre 1998 e 1999. Também foi publicado um mangá baseado no anime, pela Kodansha na revista Nakayoshi. A série conta a história de uma garota do primário, Licca Kayama, e os estranhos acontecimentos envolvendo sua origem, e a origem de sua protetora, Boneca Licca.

Desde o seu lançamento no Japão, foi traduzido para vários idiomas, incluindo Português, chinês, italiano e malaio, e foi transmitido internacionalmente em várias estações como: CTS de Taiwan, ATV e TVB de Hong Kong, Raidue da Itália, e Cartoon Network para América Latina e Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário