sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ghouls


Um dos animes mais assistido e comentado (além de amado e/ou odiado) desta temporada é Tokyo Ghoul. Independente da versão animada ser light em relação ao mangá e tenha se perdido muito com a censura que excluiu todo o sangue e carnificina que esperavam estar presentes no anime, uma curiosidade que surgiu em relação à história foi quando me perguntaram o que era um ghoul e eu não soube responder com muita clareza.

Monstro? Youkai? Mutação? Raça? – O que é um Ghoul?

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Licca-chan “A Boneca Fantasma de Três Pernas”


Licca-chan ou Rika-chan (versão japonesa da Barbie),  uma  boneca famosa que inspirou o anime “Super Doll Licca-chan”, muito popular no Japão, tornou-se  protagonista de uma lenda urbana que diz ser amaldiçoada. Segundo a lenda, se jogá-la fora, a boneca voltará buscando uma terrível vingança.

Licca-chan ” Origem da Lenda”:

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Múmias de Demônios

Pode parecer estranho que templos budistas no Japão tenham espalhado dentro deles demônios mumificados, mas é preferível mantê-los sob o olhar atento de um sacerdote, em vez de deixá-los perambular pelas ruas!

O templo de Zengyoji na cidade de Kanazawa (prefeitura de Ishikawa), é o lar da cabeça mumificada de um demônio de três faces. Diz a lenda que um sacerdote residente descobriu a múmia armazenada em uma câmara de um templo do século 18. Imagine sua surpresa.

A cabeça mumificada tem duas faces sobrepostas na frente, com uma outra (semelhante a de um kappa) situada na parte de trás. O templo coloca a cabeça em exibição pública todo ano perto do equinócio da primavera.

Cabeça mumificada de um demônio de três faces no templo de Zengyoji.
Ninguém sabe de onde a cabeça do demônio veio,  nem como ou porque
ele acabou armazenado.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Múmias Raijū

Com uma limitada compreensão científica do céu, a pessoa comum do período Edo no Japão olhava para cima com grande reverência e mistério. Acreditava-se que criaturas sobrenaturais chamadas raiju - "Besta Trovão" - habitavam nuvens de chuva e ocasionalmente caiam na terra durante relâmpagos.

Os detalhes sobre a aparência do raiju variam. Alguns documentos do período Edo alegam que o raiju é semelhante a um esquilo, gato ou doninha, enquanto outros descrevem-no como tendo um formato mais como um caranguejo ou cavalo marinho.

No entanto, a maioria das descrições concordam que o raiju tinha dedos com membranas, garras afiadas e longas presas que, por alguns motivos, poderia atirar relâmpagos. A besta também apareceu algumas vezes com seis pernas e/ou três rabos, sugerindo a capacidade de mudança de aparência.

Um documento ilustrado fala de um raiju que caiu do céu durante uma violenta tempestade na noite de 15 de junho de 1796 em Higo-kuni (Prefeitura de Kumamoto nos dias de hoje).

Ilustração de raijū encontrado em 15 de junho de 1796