Como sabemos, no Japão há muitas lendas sobre fantasmas, conhecidos como Kaidan (怪談), que literalmente significa “Histórias de Fantasmas”. A maioria dos japoneses acreditam de verdade que por alguma razão, algumas pessoas depois que morrem permanecem na Terra na forma de Yurei (almas penadas).
Estão tão presentes na cultura japonesa, que frequentemente podemos vê-los em livros, mangás, animes, filmes e peças teatrais. Além disso, ganhou um dia próprio, o Yurei no hi, comemorado no dia 26 de julho de cada ano.
A data foi escolhida devido a primeira apresentação da peça “Tokkaidou Yotsuya Kaidan”, uma das histórias de fantasmas mais famosas do Japão, exibido pela primeira vez no dia 26 de Julho de 1825 no pequeno Teatro Nakamura-za em Edo (Antigo nome de Tóquio, capital japonesa).
“Tokkaidou Yotsuya Kaidan” é considerada uma obra-prima do dramaturgo Tsuruya Nanboku, um dos mais famosos contadores de historias sobre fantasmas do Japão. A obra foi inspirada em uma história verdadeira sobre Oiwa, uma esposa traída por seu marido que busca vingança após sua morte.





