quarta-feira, 30 de julho de 2014

Yurei no Hi – Dia do Fantasma

Yurei no Hi – 幽霊の日 – Dia do Fantasma

Como sabemos, no Japão há muitas lendas sobre fantasmas, conhecidos como Kaidan (怪談), que literalmente significa “Histórias de Fantasmas”. A maioria dos japoneses acreditam de verdade que por alguma razão, algumas pessoas depois que morrem permanecem na Terra na forma de Yurei (almas penadas).

Estão tão presentes na cultura japonesa, que frequentemente podemos vê-los em livros, mangás, animes, filmes e peças teatrais. Além disso, ganhou um dia próprio, o Yurei no hi, comemorado no dia 26 de julho de cada ano.

A data foi escolhida devido a primeira apresentação da peça “Tokkaidou Yotsuya Kaidan”, uma das histórias de fantasmas mais famosas do Japão, exibido pela primeira vez no dia 26 de Julho de 1825 no pequeno Teatro Nakamura-za em Edo (Antigo nome de Tóquio, capital japonesa).

“Tokkaidou Yotsuya Kaidan” é considerada uma obra-prima do dramaturgo Tsuruya Nanboku, um dos mais famosos contadores de historias sobre fantasmas do Japão. A obra foi inspirada em uma história verdadeira sobre Oiwa, uma esposa traída por seu marido que busca vingança após sua morte.


quinta-feira, 24 de julho de 2014

As Profecias de Kudan


Kudan ou Gudan é um monstro (youkai - entidade - duende) conhecido desde de tempos remotos no Japão. Seria uma criatura meio humana meio bovina, e na antiguidade teria o corpo de uma boi com um rosto humano, mas à partir da 2ª Guerra Mundial, surgiu o princípio de que o monstro também poderia ter o corpo humano com cabeça de vaca.

Há relatos do período Bakumatsu, (1853-1869) de vacas parindo o Kudan, que logo ao nascerem, teriam a faculdade de falar, embora morressem em seguida. O conteúdo das palavras do Kudan macho, eram previsões de terremotos, perda total de plantações, epidemias devastadoras, guerras e outros infortúnios terríveis, cujas previsões eram tidas como absolutas, porém, remediáveis desde quando se encontrasse o Kudan fêmea que nascia simultaneamente em outro lugar da região e esta pronunciava um esconjuro que anularia a previsão do Kudan macho, ou daria uma solução para evitar a tragédia.

domingo, 20 de julho de 2014

KuneKune

Um garoto e seu irmão mais velho estavam passando as férias de verão na casa dos avós. O céu era um azul limpo e brilhante e os campos de arroz traziam um tom verde profundo. Eles saíram da casa para brincar um pouco pelos campos.

Ao meio dia, a leve brisa de verão parou de repente. 

Quando perceberam que a leve brisa havia parado, sentiram uma morna corrente de ar soprar de algum lugar. 

O garoto percebeu que o seu irmão olhava inquieto para algum lugar. Ele olhou na mesma direção e percebeu que havia uma pessoa em um campo de arroz mais distante. Uma pessoa de roupas brancas… um homem ou mulher? O garoto não saberia dizer daquela distância.


sábado, 19 de julho de 2014

LSD: Dream Emulator

Há alguns anos atrás, enquanto buscava jogos paranormais e assustadores no /x/ (N/T: 4Chan), eu encontrei um jogo japonês muito obscuro chamado LSD: Dream Emulator (N/T: Traduzido livremente como LSD: Emulador de Sonho). 


sábado, 12 de julho de 2014

10 Lendas Urbanas Japonesas Realmente Assustadoras

Os filmes de terror japoneses são, sem sombra de dúvidas, os mais assustadores. Isso porque as lendas urbanas que surgem no Japão são de fazer arrepiar os cabelos e acabam até mesmo tirando o sono daquelas pessoas mais medrosas. São histórias que fazem os amantes de contos bizarros querer ouvi-las várias vezes, sem cansar.

Reunidas aqui estão 10 lendas urbanas que surgiram na Terra do Sol Nascente. Algumas delas inspiraram filmes de terror de grande sucesso, como O Grito. Você teria coragem de visitar a Vila Inunaki ou conhecer a boneca de Okiku? Arme-se de coragem, confira essas histórias realmente horripilantes e decida-se entre acreditar ou não.

                                                                 
                                                               01 – Kushisake Onna


Se estiver no Japão, tome muito cuidado ao andar por uma rua tarde da noite. Você pode receber a visitinha de Kushisake Onna, cujo nome significa “a mulher com a boca dividida”. E uma sugestão: não tente fugir dela, porque ela pode não gostar muito e se teletransportar para a sua frente. De qualquer forma, a coisa não vai ficar muito legal para você.

Ela aparece usando uma máscara cirúrgica e um casaco e então lhe perguntará: “Eu sou bonita?”. Se você disser não, ela vai cortar sua cabeça com um grande par de tesouras que traz consigo. Se você responder que sim, então ela tira a máscara, revelando sua boca cortada de orelha a orelha.

E então vem a segunda parte. Ela volta a perguntar: “E agora?”. Se a sua resposta mudar e você disser não, ela cortará você pela metade. E, se responder sim, então você ficará igual a ela, pois Kushisake também cortará a sua boca.

sábado, 5 de julho de 2014

Issei Sagawa - O Verdadeiro Hannibal Lecter

E se a frieza e a monstruosidade do psicopata mais famoso dos cinemas não estivesse presa somente em um roteiro, mas fosse parte da biografia de um dos mais assustadores assassinos do mundo?

Sim, parece um mero apodo, porém o japonês Issei Sagawa faz trepidar até mesmo o mais corajoso dos admiradores do sobrenatural, pois ele trouxe para o vida real parte das atrocidades de Hannibal Lecter, confirmando assim mais uma vez a célebre frase do dramaturgo Oscar Wilde “A vida imita a arte”... 

Bem, Issei considera mesmo uma arte, como veremos.