domingo, 29 de dezembro de 2013

Shojo


Shojo - 猩 々ou 猩猩 - são espíritos do mar, facilmente identificados devido à sua pele rosada e cabelo vermelho. Dizem que são muito parecidos com macacos (na verdade a palavra Shojo significa orangotango em japonês), existe a crença de que essa espécie de macaco surgiu ou evoluiu a partir do Shojo ou são uma forma de sua manifestação. Também são conhecidos por suas formas irregulares e sua grande paixão por saquê, do qual podem tomar enormes quantidades. Diz-se que a sua cor avermelhada é devido ao excesso deste licor, bem como o caráter simpático e inofensivo.



Pessoas que bebem muito são chamadas de Shojo no Japão. A maioria das lendas sobre a criatura são relacionadas ao saquê e aparentemente são provenientes da China onde são chamados de Xing Xing, um criptóide.

Shojo também é o personagem de uma importante e antiga peça (lenda) encenada  por artistas do teatro Noh (pode ser escrito como Nō, Nô, Nou, Noh ou ainda Nogaku), que é uma forma clássica de teatro tradicional japonês, com mais de quinhentos anos de existência.

Em algumas partes do Japão ele é adorado, ganhando um novo sentido, são convertidos em seres mitológicos divertidos e
engraçados. Existem várias fábulas sobre o Shojo, a mais conhecida delas é esta:

Havia em uma aldeia perto do monte Fujii, onde um homem que estava muito doente e sentindo que lhe restava pouco tempo desejou tomar um pouco de saquê.

Seu filho angustiado e triste resolveu atender o último pedido e saiu à procura da bebida para seu pai. Pelo caminho escutou muito barulho: gente conversando e rindo. Curioso ele seguiu o som e deparou-se com criaturas coberta de pelos vermelhos na beira do rio tomando saquê, com muito medo ele arriscou perguntar se eles podiam dar-lhe um pouco.


Shojo de pé sobre um gigante copo de saquê
usando uma colher de cabo longo.

O garoto explicou para os Shojos o porque precisava do saquê e um deles piedosamente ofereceu-lhe um pouco. Ao beber do precioso líquido o pai do garoto se sentiu muito melhor, e, o garoto, ao ver os poderes curativos da bebida decidiu voltar cinco dias depois na intenção de recuperar seu pai completamente.

Um vizinho invejoso ficou sabendo dos poderes da bebida lhe roubou o último copo e bebeu, poucos segundos depois caiu doente, enfermo. Ele obrigou o garoto a levá-lo até os Shojos para que pudesse ter um pouco mais do saquê.

O shojo explicou que,O vizinho se arrependeu, e o Shojo lhe deu um remédio para curá-lo. O pai e o vizinho fabricado causa branca juntos.

O Shojo explicou que, como o seu coração não era puro, o saquê sagrado não iria lhe dar benefícios, mas em vez disso tinha envenenado. Apenas as boas pessoas podiam tomar do saquê branco. O menino pediu que eles poupassem a vida do vizinho, mas o Shojo só concordou porque viu a face arrependida do vizinho.


Máscara shojo do teatro Noh. É usada para representar uma pessoa bêbada, normalmente você pode ver ele dançando ou sacudindo os atores principais.


A imagem de um shojo do Wakan Sansai Zue data do início de 1700.



Em 30 de março de 2012, o episódio da série de TV Supernatural , "Party on, Garth", contou com um shojo como o monstro da semana. Embora, este shojo parecia ter características mais associadas ao onryō .

17 comentários:

  1. Mas uma lenda interessante que aprendo de outro país de

    ResponderExcluir
  2. Eu também vim parar aqui por causa do supernatural

    ResponderExcluir
  3. Eu também vim parar aqui por causa do supernatural

    ResponderExcluir
  4. vim por causa de supernatural tbm kkk

    ResponderExcluir
  5. TB vim pelo Supernatural 😂😂😂

    ResponderExcluir
  6. 2021, Também Vim Pelo Supernatural kkkk

    ResponderExcluir
  7. Eu também vim parar aqui por causa do supernatural

    ResponderExcluir
  8. Vim por supernatural kkkkkk

    ResponderExcluir