terça-feira, 27 de janeiro de 2015

オッパショ石 - Oppasho: A Misteriosa Lápide Encantada de Tokushima


A pedra Oppasho do original オッパショ石 - Opashoishi, é uma lendária lápide localizada na província de Tokushima, Japão, e considerada como sendo uma pedra encantada, pertencente a linhagem de monstros como o Obariyon*.

A pedra de fato existe e originalmente estava localizada na vila de Nikenya, na cidade de Tokushima, no qual, conta a lenda que era a lápide de um famoso lutador de Sumô profissional.
Após 2 ou 3 meses da edificação da lápide, a pedra teria começado emitir uma voz dizendo "Oppasho" e assim passou a ser chamada.

"Oppasho" é um termo regional dessa província e quer dizer "Me leve nas costas (cacunda)" e quem acatasse tal estranho pedido vindo de uma lápide de cemitério, notaria que ao colocá-la nas costas, inicialmente não sentiria peso algum, mas gradativamente seu peso aumentaria ao infinito.


Devido a que esse rumor se espalhou, quase ninguém mais passava perto da tal pedra, no entanto, os que se consideravam fisicamente fortes, logo trataram de fazer competições de quem conseguiria erguer e manter a pedra suspensa, mas independente da força física de quem a levantasse, o mesmo acontecia sempre: a pedra teria o seu peso aumentado e ninguém conseguiria segurá-la por muito tempo.

A lenda conta que um certo dia, um lutador profissional de Sumô a teria erguido e ao sentir que a pedra estava na verdade possuída por um entidade misteriosa, o lutador jogou a lápide no chão, partindo-a em duas. Após isso, a pedra nunca mais emitiu som algum.
A lápide foi consertada e é possível ver que possui uma emenda. Atualmente, está localizada em um cemitério para aqueles que não deixaram parentes (Muen Bochi) na vila de Jounan, cidade de Tokushima.

*(Obariyon - おばりよん seria um monstro que persegue uma pessoa à noite e aos gritos, salta sobre as suas costas para que esta a carregue na cacunda, a vítima não conseguiria se mover devido a que seu peso aumentaria gradativamente e acabaria morrendo esmagada pelo peso desproporcional da criatura. É uma lenda da província de Niigata.)

Uma outra versão da lenda

Em um certo entardecer, um rapaz passou em frente à lápide do outrora lutador de Sumô e esta teria emitido uma voz pronunciando "-Oppasho..." O rapaz ficou aterrorizado e fugiu do local rumo a sua casa, deixando para trás uma pedra que agora gritava "-Opasho! Opasho!". O rapaz contou aos moradores sobre o estranho incidente e os anciões proibiram que os habitantes da vila, passassem pelo local à noite.


Mas um homem que se gabava de ter grande força disse: "-É apenas uma pedra e tal pedra vou ver e provar que não é nada." Assim que tarde da noite, o homem foi ao local e ouviu a lápide exclamando: "-Oppasho! Oppasho!" e o homem disse: "-Se tu queres ser levada na cacunda, na cacunda tu serás levada." E ao colocá-la sobre as costas, ele teria ficado surpreso com a sua leveza.

"-O quê? Assim tão leve, levo-te aonde quiseres." Assim dito, ele tratou de rumar para a vila. Mas diferente de quando apenas a erguera, a cada passo que dava a pedra ia ficando cada vez mais pesada.

"-Será possível que esta pedra está possuída por algum demônio?". Intrigado por esse pensamento, o homem jogou a lápide no chão e a partiu em duas gritando: "-Diga mais uma vez para que eu te carregue!", mas a pedra nunca mais emitiu voz alguma e desde então passou a ser chamada de pedra Oppasho.


Como podem ver, esta lenda contada até os dias de hoje no Japão, possui um elemento físico (a lápide) como se fosse uma "prova" de que esse fatos realmente teriam acontecido. No entanto, não possui data de origem, muito menos identidades de testemunhas ou registros escritos, nos levando a avaliar que se trata de apenas uma lenda contada de modo informal, semelhante às modernas lendas urbanas.

Fonte - www.curionautas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário